No entanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam, os romances de época não têm o intuito de serem fiéis aos fatos históricos, mesmo sendo ambientados no passado. Os autores desse estilo buscam retratar o cotidiano e o estilo de vida de uma determinada época apenas para ambientar as suas histórias, sem se aprofundar nos eventos que ajudaram a moldar aquela sociedade.
Nos romances de época o foco está na interação entre personagens. O grande charme dessas histórias é justamente observar essa interação a partir dos costumes daquela época em que a trama se passa, como roupas, títulos, etiqueta... Geralmente são histórias leves, com protagonistas femininas, com foco no romance entre casais ou triângulos amorosos.
Qual a diferença entre romance de época, romance histórico e romance de costumes?
No Brasil, além do romance de época, temos também o que chamamos de romance histórico e romance de costumes.
Romance histórico
Assim como os romances de época, os romances históricos utilizam de eventos do passado como base para sua trama. No entanto, nos livros de romance histórico, os personagens são inseridos em períodos e locais marcados por eventos significativos para a humanidade, como por exemplo a Revolução Francesa, as Grandes Guerras Mundiais, a Inconfidência Mineira, apenas para citar alguns exemplos.
Nesse tipo de romance a narrativa se desenrola em dois pontos principais: um concentra-se na experiência individual dos personagens, enquanto o outro acompanha o desenvolvimento histórico da sociedade. Ambas as histórias avançam em paralelo, isso significa que os fatos históricos ocorridos, impactam diretamente na vida dos personagens. Embora, em sua maioria, os personagens sejam frutos da imaginação, é comum que autores introduzam, ou ao menos mencionem, figuras reais no enredo.
Como exemplos de romances históricos podemos citar: O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo; Outlander, de Diana Gabaldon; Guerra e Paz, de Tolstói; Os Pilares da Terra, de Ken Follet.
Romance de costume
Também chamado de romance urbano, o romance de costumes apresenta características semelhantes aos outros estilos apresentados acima. Contudo, ao contrário dos romances históricos, eles não são construídos com base em um evento histórico e diferente dos romances de época, eles não retratam o passado e sim a época em que foram escritos. Sendo assim, obras de autores como Jane Austen, Charlotte Brontë e José de Alencar, podem ser categorizadas como romance de costumes.
O romance de época é um estilo literário muito popular e a cada ano conquista mais leitores. A adaptação de livros considerados romances de época como Bridgerton e Perdida, entre outros para filmes e séries, só contribui para o aumento da base de fãs desse gênero literário. Se você gosta desse estilo de livro, veja aqui uma lista especial com os 20 livros mais lidos da última década e escolha a sua próxima leitura.