20 livros de romance de época mais lidos na última década

livros de romance de época

O romance de época, ao longo dos anos, conquistou o coração de leitores ávidos por escapar para épocas passadas repletas de paixão e intriga. Na última década, esse gênero ganhou ainda mais destaque, cativando leitores de todas as idades. Diante de tamanho sucesso é natural que cada vez mais livros de romance de época sejam lançados, deixando os leitores um pouco confusos do que ler em seguida. Se esse é o seu caso, confira a lista com os livros de romance de época mais lidos da última década e veja se algum passou despercebido por você!

Romances de época mais lidos

Na lista abaixo você encontrará os romances de época e ficção histórica mais populares dos últimos dez anos, de acordo com os leitores cadastrados no Goodreads. Os livros foram classificados em ordem de popularidade geral, determinado pelos títulos que os usuários do Goodreads marcaram como Lido, Lendo Atualmente ou Desejo Ler.

A lista contém desde títulos populares, que invadiram a cultura pop e tomaram conta dos debates nas redes sociais, até livros menos conhecidos, mas igualmente maravilhosos. Trata-se de uma verdadeira mistura intrigante de autores renomados e histórias que nos transportam para diferentes lugares e épocas.

1- Um Lugar Bem Longe Daqui, escrito por Délia Owens

Um Lugar Bem Longe Daqui é ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério. Trata-se de uma obra que relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.

Smartphone Xiaomi Poco C40

Sinopse: Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo

2- Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, escrito por Taylor Jenkins Reid

Com todo o esplendor que só a Hollywood do século passado pode oferecer, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo é uma narrativa inesquecível sobre os sacrifícios que fazemos por amor, o perigo dos segredos e o preço da fama.

Sinopse:

Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.

3- Toda Luz Que Não Podemos Ver, escrito por Anthony Doerr

Ganhador do Prêmio Pulitzer de Ficção 2015, o livro Toda Luz Que Não Podemos Ver é uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Trata-se de um romance sobre autopreservação e generosidade em meio às atrocidades de uma guerra que jamais deve ser esquecida.

Sinopse:

Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu.

Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.

4- Daisy Jones & The Six: Uma história de amor e música, escrito por Taylor Jenkins Reid

Neste romance inesquecível sobre uma banda fictícia dos anos 1970 narrado a partir de entrevistas, Taylor Jenkins Reid constrói um romance inesquecível, com a intensidade presente nos melhores backstages do rock’n’roll.

Sinopse:

Todo mundo conhece Daisy Jones & The Six. Nos anos setenta, dominavam as paradas de sucesso, faziam shows para plateias lotadas e conquistavam milhões de fãs. Eram a voz de uma geração, e Daisy, a inspiração de toda garota descolada. Mas no dia 12 de julho de 1979, no último show da turnê Aurora, eles se separaram. E ninguém nunca soube por quê. Até agora.

Esta é história de uma menina de Los Angeles que sonhava em ser uma estrela do rock e de uma banda que também almejava seu lugar ao sol. E de tudo o que aconteceu ― o sexo, as drogas, os conflitos e os dramas ― quando um produtor apostou (certo!) que juntos poderiam se tornar lendas da música.

5- O Rouxinol, escrito por Kristin Hannah

O Rouxinol é uma narrativa sensível que celebra o espírito humano e a força das mulheres que travaram batalhas longe dos fronts da guerra.

Sinopse:

França, 1939: Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o front. Ela não acredita que os nazistas invadirão o país, mas logo chegam tanques, soldados em marcha e aviões que despejam bombas sobre inocentes.

Quando o país é tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne, e ela e a filha são forçadas a conviver com o inimigo. Todos os seus movimentos passam a ser vigiados, e Vianne é obrigada a colaborar com os invasores para manter sua família viva.

Isabelle, irmã de Vianne, é uma jovem que leva a vida com furor e paixão. Enquanto muitos fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar à Resistência, arriscando a vida para salvar os outros e libertar seu país.

6- Malibu Renasce, escrito por Taylor Jenkins Reid

7- Uma Questão de Química, escrito por Bonnie Garmus

8- O Tatuador de Auschwitz, escrito por Heather Morris

9- A Metade Perdida, escrito por Brit Bennett

10- A Grande Solidão, escrito por Kristin Hannah

11- Os Quatro Ventos, escrito por Kristin Hannah

12- Segredos de Família, escrito por Lisa Wingate

13- Um Cavaleiro em Moscou, escrito por Amor Towles

14- A Rede de Alice, escrito por Kate Quinn

15- Pachinko, escrito por Min Jin Lee

16- A Casa Holandesa, escrito por Ann Patchett

17- Um Caminho Para a Liberdade, escrito por Jojo Moyes

18- The Underground Railroad: Os Caminhos Para a Liberdade, escrito por Colson Whitehead

The Underground Railroad é a obra que deu origem à famosa série da Prime Video que conquistou telespectadores ao redor do mundo. Trata-se de uma verdadeira obra-prima que narra a vida de uma jovem escrava enquanto ela luta desesperadamente pela sua liberdade, ao mesmo tempo em que escancara a crueldade que foi a escravidão nos EUA.

Sinopse:

Cora não consegue imaginar o mundo que há além da fazenda de algodão — e nem poderia. Das poucas coisas que lhe era permitido saber, ela sabia que a Geórgia não era um estado amigável para fujões. As cores do sangue derramado e o som dos gritos dos escravos eram claros na sua mente, e seus sonhos eram habitados pela angústia de suas companheiras de senzala. Em uma alma sedenta por liberdade, qualquer convite para ver o mundo além das cercas parece uma fonte cristalina. Cora não sabia dos segredos que se escondiam nas veias de seu país. Até que Caesar, um jovem escravo, contou-lhe sobre a ferrovia subterrânea que os levaria até os Estados Livres, onde não há mais escravidão. Cora terá que atravessar os Estados Unidos e enfrentar terríveis desaventuras. Mas nada pode conter sua coragem para transgredir as condições que lhe foram impostas – ela fará de tudo para ser livre.

19- A Pequena Loja de Venenos, escrito por Sarah Penner

Verdadeiro sucesso no TikTok, A Pequena Loja de Venenos é um romance histórico estonteante sobre segredos, sonhos e as formas extraordinárias com que as mulheres podem salvar umas às outras apesar da barreira do tempo.

Sinopse:

No século XVIII, a Londres vitoriana escondia uma pequena botica que atendia a uma clientela peculiar. Nella, uma curandeira respeitada no passado, vendia venenos a mulheres que precisavam se livrar dos homens ameaçadores de suas vidas. Porém, quando uma garotinha de doze anos entrou no caminho da boticária, o futuro de seu trabalho foi posto em risco.

As consequências desse encontro ecoam através do tempo e chegam até aos dias atuais, reverberando em Caroline Parcewell, uma aspirante a historiadora cuja vida está de ponta cabeça. Com um casamento em ruínas e uma vida infeliz, Caroline encontra refúgio no mistério que envolve uma série de assassinatos por envenenamento séculos antes, um achado que a levará até Nella e sua loja. Após descobrir um frasco de boticário em uma caça relíquias no Tâmisa, a vida dela se entrelaçará com a da boticária em uma maravilhosa reviravolta do destino.

20- O Caminho de Casa, escrito por Yaa Giasi

O Caminho de Casa é o romance de estreia de Yaa Gyasi. Com uma narrativa poderosa e envolvente que começa no século XVIII, numa tribo africana, e vai até os Estados Unidos dos dias de hoje, a obra recebeu resenhas dos mais importantes jornais e revistas, alcançou a disputada lista dos mais vendidos do The New York Times e foi incluído na prestigiosa lista dos 100 livros notáveis.

Sinopse:

Effia e Esi, irmãs que não se conhecem, nascem em duas aldeias tribais diferentes de Gana. Effia, a moça mais bonita do lugar, é vendida pelos pais para um colonizador inglês chamado James, e viverá com conforto nas salas palacianas do Castelo de Cape Coast. Quey, seu filho mestiço, será enviado para estudar na Inglaterra antes de voltar à Costa do Ouro para servir como administrador do Império. Mas sua irmã Esi terá outra sorte: encarcerada abaixo dos aposentos de Effia, no calabouço das mulheres do castelo, ela logo será embarcada com destino à América, onde será vendida como escrava.

O Caminho de Casa é uma concisa e ambiciosa saga familiar que cobre sete gerações de uma família partida, acompanhando numa narrativa ágil a vida dos descendentes dessas duas irmãs, os que ficaram na África e os que se tornaram afro-americanos. Percorrendo desde as guerras tribais em Gana até a escravidão e a Guerra Civil nos Estados Unidos, passando pelo trabalho de prisioneiros nas minas de carvão e a grande migração afro-americana, das fazendas do Mississípi às ruas do Harlem no século XX.

Ficou curioso para ver outro livros da lista? Veja aqui a lista completa dos livros de romance de época mais lidos do Goodreads e escolha sua próxima leitura.

Postagem Anterior Próxima Postagem